ESPECIALIDADES

Confira todos os nossos tratamentos:

ENDODONTIA

Trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente.

Popularmente conhecida como tratamento de canal, a endodontia é a especialidade odontológica que cuida da saúde e bem-estar da polpa dental, região interna dos dentes. Quando há uma fratura ou uma cárie muito profunda acometendo o sorriso do paciente, é possível que haja a entrada de microrganismos nocivos nessa área tão sensível, causando infecções e inflamações que resultam em dores pulsantes e irradiantes durante a mastigação.

O tratamento de canal é então realizado para a completa limpeza e recuperação desse dente que teve sua integridade afetada. Vale ressaltar que quanto antes o auxílio de um profissional for procurado, mais simples tende a ser o processo de recuperação para o paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento de canal consiste em diferentes etapas que ocorrem em várias consultas, dependendo da situação. As etapas são:

Primeiro, é feita uma abertura na parte de trás de um dente anterior ou na coroa de um molar ou pré-molar.

Depois que a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), a câmara pulpar e os canais radiculares são limpos, alargados e modelados como preparo para a restauração.

Se for necessária mais de uma consulta, é feita uma restauração provisória na abertura da coroa para proteger o dente entre as consultas.

A restauração provisória é removida e a câmara pulpar e o canal radicular são restaurados permanentemente. Um material em forma de cone, feito de borracha, chamado guta-percha é inserido em cada um dos canais e geralmente é selado no local com cimento endodôntico. Às vezes, um pino de plástico ou metal é colocado no canal para dar apoio estrutural.

Na etapa final, geralmente é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e aparência naturais. Se o dente estiver muito destruído, pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.